Logo Rufus Ícone

Rufus Versão 2.15 Gratuito

808 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em: 21/07/2017 Akeo Consulting
177K
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+14 Comentários
  • Foto de Windows rules the world
    Windows rules the world 27 de junho de 2015 - 16:04
    10
    Nota Excelente!
    Bem ja testei varios programas do genero e o famoso yumi, mas ai achei esse rufus que sinceramente ele faz dispositivos bootaveis pra qualquer plataforma e sistema operacional alem de ser muito amigavel e facil a sua interface. top
  • Foto de Bigsnyp
    Bigsnyp 4 de abril de 2012 - 10:37
    8
    Nota Ótimo!
    Não tive problemas na hora da criação, o porblema é que precisa do arquivo em .iso, mas nada que atrapalhe seu desempenho pois existem várias ferramentas gratuitas,rápidas e fáceis de se usar. No meu caso usei o Free ISO Creator muito eficiente.

Descrição

Ana Nemes
Se você precisa criar um pendrive bootável, essa é uma das melhores opções

Se você precisa formatar um pendrive ou um disco externo, a ferramenta do Windows é uma boa opção, contando com várias possibilidades de uso. Porém, se você quer criar neste mesmo pendrive um disco bootável, é preciso ir um pouco além, e é exatamente nisso que o Rufus (Reliable USB Formatting Utility) pode ajudar.

Este aplicativo, que acaba de receber uma atualização para a versão 2.0 e está disponível em português, habilita a opção de criação de um pendrive para fazer boot no DOS, uma opção que está desabilitada na ferramenta de formatação nativa do Windows.

Além disso, ele possui funções avançadas interessantes: a detecção dos dispositivos USB compatíveis que estejam conectados ao seu computador, a instalação de opções de compatibilidades com BIOS mais antigas e o uso do MBR do Rufus.

Segundo os seus desenvolvedores, ele também é muito ágil, chegando a ser até duas vezes mais rápido na criação de um pendrive de instalação do Windows 7 a partir de uma ISO do que outros programas similares, como Universal USB Installer e Windows 7 USB download tool.

Rufus - Imagem 1 do software

Formatação profunda

A sua interface é, inclusive, muito parecida com a janela da ferramenta do Windows, somente com a adição de algumas opções extras. Todo o processo tradicional pode ser feito utilizando o Rufus, incluindo a escolha do sistema de arquivos (FAT32, NTFS, UDF e exFAT) e a opção de renomear o pendrive.

A grande diferença do aplicativo é a opção Criar disco bootável com..., que torna o seu pendrive um disco bootável para qualquer fim que seja preciso. Outra ferramenta interessante é a de procurar por blocos defeituosos, que pode ser feito em 1, 2, 3 ou 4 passos. Quanto mais passos selecionados, mais minuciosa é a busca do programa por pontos que possam tornar lenta a leitura dos arquivos instalados.

O processo de verificação é bem demorado, mas a formatação sem essa opção selecionada demora o mesmo que a ferramenta nativa do Windows, mesmo quando o disco bootável é criado. Basta clicar em Iniciar e confirmar a exclusão total de todos os arquivos do seu pendrive para ter um dispositivo com boot pronto para a ação.

Atenção!

A opção-padrão do disco bootável com DOS criado pelo Rufus é o FreeDOS, uma versão modificada do MS-DOS tradicional, compatível com teclados que possuem padrão não americano, como é o caso do padrão brasileiro, ABNT.

Se você não possui familiaridade com o FreeDOS, deve alterar a seleção para MS-DOS antes de iniciar o processo de formatação de seu pendrive. Caso pretenda instalar o boot a partir de uma imagem ISO ou DD, altere essa mesma opção.

Nossa Opinião sobre o Rufus

À primeira vista, o Rufus parece não ter nada de diferente da ferramenta de formatação nativa do Windows, já que as janelas dele são praticamente iguais. E realmente, para quem deseja apenas formatar o pendrive normalmente, não existem muitas novidades além da verificação de blocos defeituosos.

A grande vantagem desse programa, e que obviamente não é voltada para o usuário que deseja apenas limpar os arquivos do dispositivo, é a opção de criar um disco de boot com o pendrive de forma rápida e eficiente. Isso é muito útil se você tem que configurar um dispositivo sem nenhum sistema operacional instalado, por exemplo.

O programa impressiona também por seu tamanho diminuto. Com apenas 757 KB, ele pode ser baixado em segundos, mesmo que não se tenha uma velocidade de conexão muito boa. Por ser pequeno, a interface não apresenta nenhum atrativo, mantendo o visual-padrão da ferramenta nativa do Windows.

Paciência é uma virtude

Caso você resolva fazer a verificação completa dos blocos de seu pendrive, tenha bastante tempo disponível para tal. Em nossos testes, decidimos usar o processo em dois passos em um dispositivo com 8 GB, e que já tinha sido formatado pelo modo rápido e, portanto, não possuía nenhum arquivo.

A verificação levou quase duas horas, então repetir isso em um HD externo com muito mais espaço pode levar até um dia inteiro. Avalie se isso é mesmo necessário ou, caso você tenha certeza de que o dispositivo não apresenta problemas, fique com a formatação rápida.

Se você procura um programa de formatação completa, que ainda ofereça opções para transformar o seu dispositivo em uma ferramenta bootável com DOS, acreditamos que o Rufus é uma ótima opção.

Prós & Contras

Prós

  • Cria disco de boot
  • Versão compatível com o FreeDOS
  • Formata rapidamente
  • Verificação profunda de blocos
  • Totalmente em português

Contras

  • Verificação avançada consome muito tempo
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Rufus

+14 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!